Combinação de cores de roupas, como fazer?

APRENDA COMO COMBINAR AS CORES DAS SUAS ROUPAS

A cor é um elemento fundamental na hora de vestir.

Pode preferir cores neutras ou cores mais vibrantes. Mas, o que precisa mesmo saber, é que a escolha das cores da sua roupa impacta diretamente na percepção que os outros têm de si.

Dependendo da combinação que fazemos, podemos contrastar as cores, harmonizá-las ou iluminá-las, de forma a evidenciar as peças e o look como um todo. E como fazemos isso? Usando a roda das cores.

Roda das cores

Como o próprio nome diz, a roda das cores é um círculo dividido em 12 fatias, cada uma de uma cor, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias.

As cores secundárias são criadas pela mistura das cores primárias e as cores terciárias a partir da mistura das primárias com as secundárias.

COMO USAR?

Combinação monocromática

Essa é a forma mais comum de combinar as cores do círculo! A combinação monocromática tem um contraste menor, pois é composta por cores iguais ou da mesma fatia do círculo (um tom sobre tom!).

Dica: para deixar o look mais interessante é combinar peças com texturas diferentes!

Combinação análoga

A combinação de duas ou mais cores situadas lado a lado no círculo, nos dá a harmonização de cores análogas.

Dica: se ainda tem receio de combinar cor + cor, este é um bom começo! As cores coordenadas dessa forma resultam em produções clássicas e que alongam a sua silhueta.

Combinação complementar

A combinação de cores complementares é feita a partir das cores diretamente opostas na roda das cores.

São cores que, quando misturadas, se neutralizam e, quando colocadas uma ao lado da outra, se realçam. Uma boa dica para fazer a combinação complementar é escolher uma cor fria e outra quente. Exemplo: vermelho e azul; violeta e laranja; amarelo e violeta.

Combinação triádica

A combinação triádica é feita a partir de três cores igualmente separadas dentro da roda das cores. Esse trio, quando combinado, resultado num look mais chamativo, mas não menos chic!

Ter em atenção que o branco, preto e cinza são cores neutras que podem servir de base para diversas combinações.

Veja o exemplo na roda das cores

Agora já não tem mais desculpas para não usar cores em suas roupas!

Boas compras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *